Avaliação do comportamento depressivo em idosos institucionalizados
Resumo
Estudo realizado na Obra Unida Lar Ozanam, no município de Muriaé (MG), tendo como objetivo identificar, através da Escala de Depressão Geriátrica (EDG), a prevalência de comportamentos depressivos entre os idosos da instituição, e analisar o perfil dos idosos. Pesquisa exploratório-descritiva
realizada com quinze idosos residentes na instituição, na faixa etária entre 60 a 100 anos, do gênero masculino e feminino, no período de maio a junho de 2011. Observou-se que a maioria dos idosos está satisfeita com sua vida e que há prevalência de
depressão no gênero feminino.
Palavras-chave: avaliação, comportamento
depressivo, idosos institucionalizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).