O posicionamento do Estado de Minas na eleição presidencial de 2010
Resumo
O artigo estuda a cobertura do jornal Estado de Minas acerca da eleição presidencial de 2010. O jornal se posiciona como ator político, em interface com outras instituições, definindo a pauta
das eleições. A pesquisa apontou grande valência positiva para Dilma Rousseff, em decorrência do bom momento da economia e da popularidade do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. José Serra recebeu a maior parte das valências negativas, em
função de não demonstrar reação nas pesquisas e de ganhar fama de centralizador e de desagregador entre seus partidários. A cobertura também ignorou a multiplicidade de forças que existem em uma eleição, como ligações empresariais, fisiologismo e eleições legislativas.
Palavras-chave: jornalismo político, eleições,
valência;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).