Perfil socioeconômico de clientes hipertensos de uma drogaria da cidade de Leopoldina (MG) e a importância da atenção farmacêutica
Resumo
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma doença multifatorial, crônica e assintomática. Acomete indivíduos de todas as faixas etárias, sendo mais frequente em adultos e idosos. O presente estudo identificou o perfil de clientes hipertensos de uma drogaria do município de
Leopoldina (MG), enfatizando a importância da assistência e atenção farmacêutica na melhoria da qualidade de vida dos hipertensos. A pesquisa foi realizada com 100 clientes hipertensos da drogaria, seguido de aferição de pressão e determinação de índice de massa corporal. A inclusão da assistência e atenção farmacêutica neste seguimento se faz de
grande importância, uma vez que o profissional farmacêutico pode através de seus conhecimentos ajudar, monitorar e incentivar o paciente a manter hábitos saudáveis e a fazer o uso correto dos seus respectivos medicamentos.
Palavras-chave: hipertensão, atenção farmacêutica, drogaria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fellipe do Vale Fófano, Laís Ferreira COUTO, Micheline Luíza de Souza LOPES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).