Ethos literário da mulher brasileira e turismo sexual
Resumo
A partir da idéia de que a literatura não justifica o turismo sexual, mas contribui para produzir estereótipos e estigmas, este artigo apresenta relações existentes entre a representação social da mulher brasileira na arte literária, a construção de uma identidade feminina e o turismo sexual no Brasil. Com base no arcabouço teórico-conceitual levantado e na análise crítica de quatro importantes obras da literatura nacional, destacaram-se então sequências discursivas relevantes para o estudo em questão envolvendo seus principais tipos: Rita Baiana (O
Cortiço), Gabriela (Gabriela, cravo e canela), Capitu (Dom Casmurro) e “Inocentes índias” descritas na Carta de Pero Vaz de Caminhaao rei de Portugal. A abordagem sócio-antropológica conduziu à constatação de que o desejo do turista em relação às brasileiras perpassa, entre outros fatores,
pela imagem idealizada de um ser propício ao sexo.
Palavras-chave: turismo sexual, mulher, ethos, literatura, representações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lauro Almeida de MORAES, Charles dos Reis ALVES, Larissa Martins de QUEIROZ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).