Ciclos político-orçamentários e reeleição: um estudo para os municípios do Norte do Brasil
Resumo
Este artigo analisou a relação entre os titulares de cargos do poder executivo – prefeitos nortistas – com a situação dos gastos públicos municipais, tendo como fundamentação a teoria dos ciclos político-econômicos. Analisou-se o comportamento dos gastos municipais da região Norte do Brasil nas eleições de 2008, a fim de se detectar evidências de aumentos significativos em determinados gastos públicos no período eleitoral. Avaliou-se, ainda, se esses impulsos positivos da despesa municipal lastrearam-se principalmente por endividamento ou pelo aumento das receitas. Utilizou-se de metodologia estatística – o teste nãoparamétrico de Mann-Whitney e uma equação de
regressão múltipla em cross-section.
Palavras-chave: reeleição, gastos públicos, ciclos
políticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Sibele Leandra Penna SILVA, Walmer FARONI, Roberto Santos BARBIÉRI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).