A busca da humanização no setor de transplante autólogo de medula óssea sob a perspectiva da enfermagem
Resumo
Este estudo investigou os sentidos e expectativas das enfermeiras associadas à idéia de humanização; identificou suas percepções em relação à assistência prestada e analisou as ações de humanização no setor de Transplante Autólogo de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco enfermeiras do setor. Os resultados mostram o esforço das profissionais em valorizar e dignificar a
vida humana, além da preocupação em proporcionar o conforto necessário aos pacientes para enfrentarem as peculiaridades do processo.
Palavras-chave: cuidados de enfermagem, humanização, transplante de medula óssea,
transplante autólogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).