Avaliação situacional da qualidade físico-química e microbiológica de águas de fontes naturais de Muriaé (MG)
Resumo
As águas de fontes naturais estão sendo cada vez mais utilizadas devido à sua excelente qualidade e ao seu baixo custo de obtenção. Contudo, diversas alterações indesejáveis podem ocorrer prejudicando suas características. Ao se avaliar oito fontes de águas naturais de Muriaé (MG), percebeu-se que alguns parâmetros apresentaram-se aceitáveis, enquanto outros não. Nos parâmetros dureza total, cloreto, fósforo, STD e coliformes totais e termotolerantes, os resultados encontrados foram satisfatórios. Contudo, nos parâmetros pH, cloro residual e oxigênio consumido e dissolvido não se observou conformidade com os padrões de qualidade preconizados nas legislações consideradas.
Palavras-chave: fontes de águas naturais, qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).