Diferença na autonomia de idosos praticantes de diferentes programas de atividades físicas
Resumo
O estudo verificou a autonomia de idosos praticantes de diferentes programas de atividades físicas de duas cidades. Para tal, utilizou-se o protocolo de GDLAM. Os testes aplicados foram caminhar 10 metros (C10M), levantar da posição de decúbito ventral (LPDV), levantar da posição sentada (LPS) e levantar da cadeira e locomover pela casa (LCLC). Participaram da pesquisa 40 idosos, 20 da cidade de Ipanema (MG), com os quais foram realizados alongamentos e caminhada, e 20 da cidade de Taparuba (MG), que trabalharam alongamentos e dança. Os resultados em Ipanema (MG) foram C10M 6,56 ± 0,45 segundos, LPDV 2,59 ± 0,66 segundos, LPS 8,29 ± 0,52 segundos, LCLC 37,15 ± 1,27 segundos. Em Taparuba (MG), os resultados foram C10M 6,65 ± 0,45 segundos, LPDV
2,79 ± 0,59 segundos, LPS 8,64 ± 0,95 segundos, LCLC 36,96 ± 1,45 segundos. Pode-se concluir que não houve diferenças significativas entre os grupos praticantes de atividades físicas distintas, porém ambos apresentaram melhoras em relação à autonomia, tornando-se mais funcionais no meio social em
que estão inseridos.
Palavras-chave:idosos, atividade física, autonomia
funcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).