Nível de contaminação por micro-organismos das superfícies, materiais e equipamentos de clínicas odontológicas da cidade de Muriaé (MG)
Resumo
O ambiente odontológico é considerado potencialmente infectante em decorrência da presença de fluidos biológicos. A contaminação cruzada pode acontecer no equipamento e periféricos durante vários procedimentos odontológicos. Tendo por base a contaminação cruzada e o aumento da possibilidade de causar doenças, realizou-se esta pesquisa com objetivo de avaliar microbiologicamente a contaminação dos equipamentos
odontológicos, antes e após o atendimento e a identificação dos micro-organismos presentes. Notouse um aumento no nível de contaminação do ambiente após o atendimento e os micro-organismos mais encontrados pertencem à flora normal humana e ambiental, mas que podem causar doenças dependendo das características da pessoa exposta.
Palavras-chave:micro-organismo, odontologia, contaminação cruzada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rafael de Oliveira MOREIRA, Mônica Irani GOUVÊIA, Helvécio Cardoso Corrêa PÓVOA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).