Mudança ideológica e centralidade midiática – Um estudo de caso sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Partido dos Trabalhadores (PT)
Resumo
Desde 2002, o Brasil é governado por um partido, até então, representante da esquerda. Após três tentativas – eleição de 1989, 1994 e 1998, Lula foi eleito em 2002 afastando do imaginário popular o “medo” do avanço da esquerda no país.
Mas, para alcançar o governo, algumas alterações foram necessárias, seja na imagem de Lula seja na estrutura do PT. As mudanças tiveram como objetivo atingir um fim: a tomada de poder. A forma e o motivo como ocorreram as mudanças e se, de fato, elas ocorreram é o que o presente artigo pretende
investigar.
Palavras-chave: mídia, política, ideologia, eleições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).