O humor e a ironia no Auto da Compadecida
Resumo
Neste artigo, investigou-se o riso, o humor e a ironia como crítica social, no texto literário Auto da Compadecidade Ariano Suassuna e na versão para o cinema. Fundamentou-se o estudo
nos pressupostos teóricos de Henri Bergson em O riso e de Lélia Parreira Duarte em Ironia e humor na literatura. Consoante esses autores, teceramse conceitos de ironia e suas formas, discorreu-se sobre o cômico e manifestações e, a seguir, identificou-se sua presença na obra.
Palavras-chave: Ariano Suassuna, humor, ironia e sátira social.
Downloads
Publicado
29-08-2016
Como Citar
DAL-SASSO, S. M. (2016). O humor e a ironia no Auto da Compadecida. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 4(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/216
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).