Álcool e gestação: possíveis efeitos, mecanismos de ação e medidas preventivas
Resumo
O álcool é chamado de substância teratogênica por ser capaz de produzir anomalias durante o desenvolvimento embrionário. Em nível celular, ele é capaz de gerar radicais livres de oxigênio, lesar mitocôndrias, alterar fatores de crescimento, afetar a adesão celular, promover desenvolvimento anormal do sistema de neurotransmissores, alterar o transporte de glicose e interferir na ação do ácido retinóico. A síndrome alcoólica fetal (SAF) é a situação de maior gravidade. Utiliza-se ainda o termo efeitos fetais pelo álcool (EAF), sendo achados menores, não necessariamente específicos do álcool. São patologias passíveis de prevenção, desde que diagnosticadas precocemente.
Palavras-chave: gravidez, droga, síndrome alcoólica fetal (SAF), prevenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).