Potencial alelopático de Bidens pilosa L. na germinação e no desenvolvimento de espécies cultivadas
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de folhas de Bidens pilosa na germinação e no crescimento de plântulas de Brassica oleraceacv. capitata, Brassica rapa, Lactuca sativacv. baba-de-verão, L. sativacv. grand rapids, L. sativacv. regina, L. sativa
cv. simpson, L. sativa cv. vitória-de-verão e Raphanus sativus. Foram utilizadas sete concentrações do extrato aquoso (0, 10, 30, 50, 70, 90 e 100%), em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições de dez sementes das espécies cultivadas. Os extratos aquosos de B. pilosareduziram e,
ou inibiram a germinação das sementes e o crescimento inicial das duas partes vegetais de todas as espécies testadas e, causaram severas anormalidades nas plântulas. Os resultados indicam a existência de potencial alelopático de B. pilosa.
Palavras-chave: alelopatia, germinação, inibição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).