Potencial alelopático de Bidens pilosa L. na germinação e no desenvolvimento de espécies cultivadas
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de folhas de Bidens pilosa na germinação e no crescimento de plântulas de Brassica oleraceacv. capitata, Brassica rapa, Lactuca sativacv. baba-de-verão, L. sativacv. grand rapids, L. sativacv. regina, L. sativa
cv. simpson, L. sativa cv. vitória-de-verão e Raphanus sativus. Foram utilizadas sete concentrações do extrato aquoso (0, 10, 30, 50, 70, 90 e 100%), em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições de dez sementes das espécies cultivadas. Os extratos aquosos de B. pilosareduziram e,
ou inibiram a germinação das sementes e o crescimento inicial das duas partes vegetais de todas as espécies testadas e, causaram severas anormalidades nas plântulas. Os resultados indicam a existência de potencial alelopático de B. pilosa.
Palavras-chave: alelopatia, germinação, inibição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Gabriel Oliveira RABÊLO, Ana Lúcia da Silva FERREIRA, Micaela Queiroz YAMAGUSHI, Silvane VESTENA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).