Alelopatia de extratos aquosos de Euphorbia heterophylla L. na germinação de sementes e no crescimento de quatro hortaliças
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis efeitos alelopáticos de extratos aquosos de Euphorbia heterophylla L. na germinação e no crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L. var. grand rapids), tomate (Lycopersicum esculentum Miller), repolho (Brassica oleracea L. var. capitata) e de rabanete (Raphanus sativus L.) em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições com cinco sementes cada. Os extratos aquosos de E. heterophylla evidenciaram
potencialidades alelopáticas na germinação e no crescimento do sistema radicular e da parte aérea de alface, tomate, repolho e rabanete, sendo que a inibição aumentou com o aumento das concentrações dos extratos aquosos do leiteiro.
Palavras-chave: alelopatia, fisiologia vegetal, compostos aleloquímicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Juliany Gripp SATHLER, Priscila Gomes NÓBREGA, Alexandre Horácio COUTO BITENCOURT, Silvane VESTENA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).