A construção da identidade feminina na telenovela Belíssima da Rede Globo
Resumo
O presente artigo traz uma discussão sobre os dilemas da mulher moderna – submissão e/ou emancipação – frente às transformações da era moderna. Tomando como referência a importância do campo da mídia como espaço de centralidade da vida social, o objetivo é levantar um debate sobre as representações criadas sobre o universo feminino na novela Belíssima, exibida em 2005 e 2006 pela Rede Globo no horário nobre. Articula-se, então, a discussão da mídia, indústria
cultural e identidade feminina, tendo em vista que as telenovelas continuam sendo o principal produto midiático brasileiro e de grande impacto sobre o imaginário popular.
Palavras-chave: indústria cultural, mídia, televisão,
telenovelas, identidade feminina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Luiz Ademir de OLIVEIRA, Carla Martoni MENDES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).