Nem Leviatã, nem privatização: novos desenvolvimentos para a teoria dos recursos comuns
Resumo
O percurso traçado neste artigo inicia-se com o modelo dos pastores de Hardin para atingir, com a introdução do efeito das instituições e depois com a análise de fatores atuantes na arena de ação, ao esquema do IAD framework. Complicando o desenho inicial com a introdução de elementos físicos, sociais e institucionais, foi possível observar como – em determinadas situações – os atores encontram incentivos para desenvolverem ações cooperativas de modo a superar os problemas da ação coletiva e gerir autonomamente e de maneira sustentável os próprios recursos.
Palavras-chave: Leviatã, teoria dos recursos comuns, modelo dos pastores de Hardin.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Marilene CAMPOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).