Nem Leviatã, nem privatização: novos desenvolvimentos para a teoria dos recursos comuns
Resumo
O percurso traçado neste artigo inicia-se com o modelo dos pastores de Hardin para atingir, com a introdução do efeito das instituições e depois com a análise de fatores atuantes na arena de ação, ao esquema do IAD framework. Complicando o desenho inicial com a introdução de elementos físicos, sociais e institucionais, foi possível observar como – em determinadas situações – os atores encontram incentivos para desenvolverem ações cooperativas de modo a superar os problemas da ação coletiva e gerir autonomamente e de maneira sustentável os próprios recursos.
Palavras-chave: Leviatã, teoria dos recursos comuns, modelo dos pastores de Hardin.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).