Indústria cultural e globalização: o discurso local
Resumo
Ao contrário do que pregam as mais apocalípticas teorias da cultura de massa, os efeitos da Indústria Cultural são limitados na era da Globalização. O poder do elemento local diante da
cultura global, manifesto discursivamente, é o objetivo do presente artigo, no qual pretendemos demonstrar a influência das identidades regionais neste cenário. Duas possibilidades são mostradas: a resistência da recepção local, que poderia estar causando transformações fundamentais no ambiente global; ou a manipulação das peculiaridades regionais, utilizadas pelos chamados “global players” em seu próprio proveito.
Palavras-chave: globalização, localismo, identidade, indústria cultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).