Efeito alelopático do extrato aquoso do leiteiro (Euphorbia heterophyllaL.) sobre a germinação de sementes de soja (Glycine max(L.) Merr.) e de ervilha (Pisum sativum L.)
Resumo
A alelopatia foi definida como um fenômeno em que substâncias químicas são produzidas e liberadas ao meio ambiente a partir de plantas ou de microrganismos. O objetivo deste trabalho foi determinar os efeitos alelopáticos do leiteiro
(Euphorbia heterophyllaL.) sobre a germinação de soja (Glycine max(L.) Merr.) e de ervilha (Pisum sativum L.). Os resultados demonstraram que o leiteiro inibiu a germinação de sementes de soja e de ervilha apenas nas mais altas concentrações utilizadas. Com isso, o efeito do leiteiro sobre o crescimento destas espécies deve ser levado em consideração, o que merece futuras pesquisas.
Palavras-chave: alelopatia, Euphorbia heterophylla,
Glycine max, Pisum sativum.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Silvane VESTENA, Priscila Gomes NÓBREGA, Juliany Gripp SATHLER, Alexandre Horácio Couto BITENCOURT

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).