Incidência de gastroenterite infantil por Salmonella sp. e Shigella sp.
Resumo
Neste trabalho, foram caracterizados, quanto aos sorogrupos e seu perfil de susceptibilidade aos antimicrobianos comumente utilizados, os enteropatógenos Salmonella sp.e Shigella sp., ambos isolados de espécimes fecais de crianças com idades entre 3 e 8 anos. Das 63 amostras coletadas, foi possível isolar 49 cepas de Samonella sp. e 14 cepas de Shigella sp. A grande maioria das cepas de Salmonellapertenceu ao sorogrupo D (83,3%), resistentes ao ácido nalidíxico (12,5%), à ampicilina
(6,3%), ao cloranfenicol (12,5%) e sulfametoxazoltrimetoprima (6,3%). Foram sensíveis apenas à ceftriaxona e ciprofloxacina. As cepas de Shigella sp, também pertencentes ao grupo D (Shigella sonnei), em sua maioria, foram resistentes à
ampicilina (85,7%) e sulfametoxazol-trimetoprima (92,9%). Quanto à sensibilidade, foram susceptíveis ao ácido nalidíxico, ceftriaxona, ciprofloxacina e cloranfenicol.
Palavras-chave: gastroenterite, Salmonella sp., Shigella sp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).