Processo de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras – uma análise do setor de autopeças
Resumo
RESUMO: O objetivo deste estudo foi o de analisar o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas brasileiras de autopeças, identificando os fatores motivadores desse processo, os dificultadores e as estratégias para superar esses dificultadores. Seis hipóteses foram formuladas sobre o processo de internacionalização dessas PMEs: é mais motivado por fatores internos, apresenta dificuldades gerenciais, tem limitações no levantamento de recursos financeiros, apoia-se em estratégias de baixo comprometimento, comercializam produtos padronizados com os do mercado interno e adotase estratégia enfoque dupla baixo custo / diferenciação. Os dados levantados junto a 34 autopeças através de entrevista direta e analisados com técnicas não paramétricas, mostram que as hipóteses formuladas correspondem à realidade das PMEs de
autopeças brasileiras.
Palavras-chaves: pequenas e médias empresas,
internacionalização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).