Mudanças nas fortunas: Juiz de Fora, 1870-1914
Resumo
RESUMO: O objetivo desse trabalho é perceber como se deu o comportamento dos investimentos pessoais e, qual era a composição da riqueza em Juiz de Fora no período de 1870-1914. O recorte temporal justifica-se a partir de dois critérios: primeiramente por se tratar do período correspondente ao auge da produção de café do município, principal origem das riquezas; em segundo lugar, porque as mudanças no contexto econômico internacional após a Primeira Grande Guerra demandariam um maior esforço de contextualização da economia local, saindo, portanto do foco de nosso estudo.
Procuramos entender a transformação ocorrida na riqueza pessoal como reflexo do que estava ocorrendo em nível nacional, numa sociedade que passa pela mudança do modo de produção escravista para p capitalista, embora este ainda fosse incipiente.
Palavras-chave: riqueza, Juiz de Fora, cafeicultura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Rita de Cássia da Silva ALMICO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).