Mudanças nas fortunas: Juiz de Fora, 1870-1914
Resumo
RESUMO: O objetivo desse trabalho é perceber como se deu o comportamento dos investimentos pessoais e, qual era a composição da riqueza em Juiz de Fora no período de 1870-1914. O recorte temporal justifica-se a partir de dois critérios: primeiramente por se tratar do período correspondente ao auge da produção de café do município, principal origem das riquezas; em segundo lugar, porque as mudanças no contexto econômico internacional após a Primeira Grande Guerra demandariam um maior esforço de contextualização da economia local, saindo, portanto do foco de nosso estudo.
Procuramos entender a transformação ocorrida na riqueza pessoal como reflexo do que estava ocorrendo em nível nacional, numa sociedade que passa pela mudança do modo de produção escravista para p capitalista, embora este ainda fosse incipiente.
Palavras-chave: riqueza, Juiz de Fora, cafeicultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).