A dinâmica populacional da Zona da Mata mineira no período de 1960 a 1990
Resumo
RESUMO: A intenção desse trabalho é analisar a dinâmica demográfica da Zona da Mata mineira no período que vai de 1960 a 2000. A base teórica/metodológica por nós adotada basea-se na comparação da pirâmide etária da Zona da Mata mineira com sua congêneres brasileira, paulista e mineira.
Procedendo desta forma, pretendemos mostrar que o cenário econômico do período analisado pode servir de parâmetro para entendermos o processo imigratório, tanto em seus momentos de pico quanto em seus momentos de estabilidade.
Palavras-chave: imigração, Zona da Mata mineira,
economia brasileira recente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Maria Cristina Silva de PAIVA, Paulo S. TOMA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).