A industrialização de Juiz de Fora
Resumo
RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar o processo de industrialização da cidade de Juiz de Fora entre o final do século XIX e o início do século XX. Entendemos que esse processo caracterizou-se mais por fatores endógenos, tal como o crédito e a inversão de capitais via produção cafeeira, do que
por fatores exógenos, tal como qualificou a historiografia mais tradicional, isto é, como mera continuidade e reflexo da produção fluminense. Trabalhamos com fontes cartoriais e outras que começaram a ser organizadas e disponibilizadas para pesquisa por iniciativas várias desde meados dos anos 1980. Muito mais próximas da realidade histórica do município, estas fontes têm permitido uma verdadeira reviravolta nas interpretações relativas à história Econômica e Social do município.
Palavras-chave: economia cafeeira, processo de industrialização, Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).