Breve análise bibliométrica sobre a síndrome de Bornout em professores universitários
Resumo
RESUMO: A síndrome de Bornout é uma reação à tensão emocional crônica frente ao cuidado e contato direto com seres humanos, constituída de três dimensões: a exaustão emocional, a despersonalização e a falta de envolvimento pessoal no trabalho. Consiste em uma revisão sistemática da literatura, na forma de pesquisa bibliométrica, com o intuito de enumerar publicações que apontam a síndrome de Bornout em professores universitários. Realizou-se uma busca na base eletrônica de dados Google Acadêmico e analisaram-se 18 publicações. Os resultados demonstraram que professores universitários se encontram com altos níveis de indícios da síndrome, porém, as causas podem ser inúmeras.
Palavras-chave: síndrome de Bornout, professores universitários, revisão sistemática de literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ellen de Souza FREITAS, Luciana Xavier SENRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).