Ocorrência de infecção do trato urinário por uso de cateter vesical de uso contínuo em um hospital oncológico
Resumo
RESUMO: A infecção do trato urinário (ITU) é a segunda causa mais comum de infecção hospitalar. Este estudo objetivou determinar o perfil epidemiológico e identificar as bactérias presentes nas infecções. Trata-se de estudo transversal, realizado em um hospital oncológico, no período de janeiro a dezembro de 2013. As taxas de ITU foram de 0,39% e as bactérias isoladas pertencem ao grupo das gram-negativas, identificando Enterobacter spp (50%), Escherichia coli (33,3%) e Klebsiella spp (16,6%). Este cenário mostra a relevância da atuação da comissão de controle de infecção hospitalar, a fim de avaliar a qualidade do serviço prestado.
Palavras-chave: infecção do trato urinário, comissão de controle de infecção, epidemiologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Elidiane PILLER, Aline Ribeiro MURTA ABREU, Nilton de Barros ABREU JÚNIOR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).