Análise comparativa do volume de dieta enteral prescrito com o volume de dieta infundido em pacientes internados em um hospital do município de Muriaé (MG)
Resumo
RESUMO: Estudo transversal realizado em um hospital público de Muriaé (MG). A amostra foi composta por 68 pacientes adultos e idosos que receberam nutrição enteral. Avaliaram-se 494 prescrições, sendo que 17,3% apresentaram alguma interferência na infusão da dieta. As principais causas foram pausa para realização de exames e procedimentos cirúrgicos (28,6%) e instabilidade hemodinâmica (15,5%). Diante do exposto, torna-se fundamental o planejamento e execução de ações preventivas e corretivas para minimizar as interrupções da dieta, otimizando o sucesso da terapia nutricional enteral.
Palavras-chave: dieta, nutrição enteral, terapia nutricional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).