Disfunções temporomandibulares: prevalência e gravidade em professores

Autores

  • Christiano Vieira da SILVA Faculdade de Minas (FAMINAS).
  • Cristiane Aparecida de FARIA Faculdade de Minas (FAMINAS).
  • Rafael Gonzalez de OLIVEIRA Faculdade de Minas (FAMINAS).
  • Eustáquio Luiz PAIVA-OLIVEIRA Faculdade de Minas (FAMINAS).

Resumo

Este trabalho investigou a prevalência e a gravidade de distúrbios temporomandibulares (DTM) em professores da rede de ensino de municípios da Zona da Mata mineira. Os resultados apontam prevalência elevada de DTM, principalmente no público feminino. Associações positivas foram observadas entre hábitos parafuncionais e DTM (p<0,05). Contudo, destaca-se a importância de outras pesquisas com avaliação clínica integrada para aprofundar dados referentes a DTM neste público.
Palavras-chave: disfunção temporomandibular, hábitos parafuncionais, professores.

Biografia do Autor

Christiano Vieira da SILVA, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Graduando em Fisoterapia pela Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Cristiane Aparecida de FARIA, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Graduanda em Fisoterapia pela Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Rafael Gonzalez de OLIVEIRA, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Fisioterapeuta, docente na Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Eustáquio Luiz PAIVA-OLIVEIRA, Faculdade de Minas (FAMINAS).

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ); fisioterapeuta; docente na Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

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Publicado

22-09-2015

Como Citar

SILVA, C. V. da, FARIA, C. A. de, OLIVEIRA, R. G. de, & PAIVA-OLIVEIRA, E. L. (2015). Disfunções temporomandibulares: prevalência e gravidade em professores. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 11(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/6