Avaliação de risco da síndrome de Burnout e sua relação com características sóciodemográficas em um grupo de professores de Educação Física da rede básica de ensino

Autores

  • Mayara Natalie Maccari Ramires Godoy Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM)
  • Marcos William Campos do Nascimento Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM)
  • Fernando Tadeu Serra Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) http://orcid.org/0000-0001-5754-5077

Resumo

A síndrome de Burnout atinge aproximadamente 30% dos profissionais brasileiros e tem maior incidência em profissionais que atuam na segurança, saúde e educação. Caracterizado pelo esgotamento e desmotivação pessoal no ambiente de trabalho, o Burnout tem sido associado negativamente com a qualidade de vida do trabalhador e apontado com um dos principais motivos para o abandono na profissão. Pensando nisso, este trabalho analisou a associação entre a prevalência da síndrome de Burnout e professores de Educação Física e buscou identificar características sociodemográficas preditoras desta síndrome neste grupo de profissionais. Participaram deste estudo 56 professores de Educação Física da rede básica de Ensino. Para identificar o Burnout e fatores associados, foi utilizado um questionário sociodemográfico, contendo 17 perguntas fechadas e duas abertas, e um inventário para identificação do Burnout em professores (Maslach Burnout Inventory – Educators Survey) contendo 22 questões. Nossos resultados mostraram que apenas um professor tinha características indicativas de Burnout. Quanto aos demais participantes, foi observada uma a distribuição semelhante entre aqueles que apresentavam riscos baixo, moderado e alto para o desenvolvimento da síndrome de Burnout. Nenhuma das características sociodemográficas estudadas apresentaram significância como predição desta síndrome entre os professores de Educação Física avaliados. Sendo assim, não houve associação entre a prevalência da Síndrome de Burnout e os professores de Educação Física da rede básica de ensino que avaliamos e as características sociodemográficas avaliadas não são preditoras neste grupo de professores. Apesar desses achados, o risco destes profissionais desenvolverem esta síndrome é preocupante e merece maior atenção.

Biografia do Autor

Mayara Natalie Maccari Ramires Godoy, Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM)

Faculdade de Educação Física da Faculdade Clube Náutico Mogiano (FCNM)

Marcos William Campos do Nascimento, Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM)

Faculdade de Educação Física da Faculdade Clube Náutico Mogiano (FCNM)

Fernando Tadeu Serra, Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Faculdade do Clube Náutico Mogiano (FCNM)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

28-10-2019

Como Citar

Godoy, M. N. M. R., Nascimento, M. W. C. do, & Serra, F. T. (2019). Avaliação de risco da síndrome de Burnout e sua relação com características sóciodemográficas em um grupo de professores de Educação Física da rede básica de ensino. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 14(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/419