Psicologia e equoterapia: conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores dos praticantes

Autores

  • Vanessa Macedo de SOUZA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Giselle Braga de AQUINO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Adeliene Oliveira da SILVA Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Resumo

O presente estudo visa descrever como funciona o método equoterápico e mostrar como a Psicologia pode ser importante neste contexto. Nos anos de 2010 e 2011, a Psicologia se integrou ao projeto de extensão de Equoterapia da FAMINAS/
Muriaé, criado pelo curso de Terapia Ocupacional. Com a integração do curso de Psicologia, surgiu a necessidade de conhecer melhor o perfil dos praticantes e dos cuidadores que participavam deste projeto. Para torná-lo possível, realizaram-se
anamneses com os cuidadores dos praticantes, com idades entre 5 a 20 anos e, para analisá-las, adotouse uma pesquisa qualitativa, na qual se fez uma análise do discurso, a partir dos textos resultantes das anamneses. Participaram do estudo seis
cuidadores dos praticantes e, através das anamneses, buscou-se conhecer o histórico de vida do praticante, o histórico de vida do cuidador e os aspectos resultantes dessas relações familiares.

Palavras-chave: equoterapia, Psicologia, praticantes
e cuidadores.

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

SOUZA, V. M. de, AQUINO, G. B. de, & SILVA, A. O. da. (2016). Psicologia e equoterapia: conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores dos praticantes. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 7(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/284