Psicologia e equoterapia: conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores dos praticantes
Resumo
O presente estudo visa descrever como funciona o método equoterápico e mostrar como a Psicologia pode ser importante neste contexto. Nos anos de 2010 e 2011, a Psicologia se integrou ao projeto de extensão de Equoterapia da FAMINAS/
Muriaé, criado pelo curso de Terapia Ocupacional. Com a integração do curso de Psicologia, surgiu a necessidade de conhecer melhor o perfil dos praticantes e dos cuidadores que participavam deste projeto. Para torná-lo possível, realizaram-se
anamneses com os cuidadores dos praticantes, com idades entre 5 a 20 anos e, para analisá-las, adotouse uma pesquisa qualitativa, na qual se fez uma análise do discurso, a partir dos textos resultantes das anamneses. Participaram do estudo seis
cuidadores dos praticantes e, através das anamneses, buscou-se conhecer o histórico de vida do praticante, o histórico de vida do cuidador e os aspectos resultantes dessas relações familiares.
Palavras-chave: equoterapia, Psicologia, praticantes
e cuidadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Vanessa Macedo de SOUZA, Giselle Braga de AQUINO, Adeliene Oliveira da SILVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).