O discurso da responsabilidade social: encenação de linguagem e identidade no anúncio de uma multinacional

Autores

  • Marcel ANGELO Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa (MG).

Resumo

Analisaram-se os recursos discursivos por meio dos quais a Coca-Cola buscou representar-se como socialmente responsável em uma publicidade. Para tanto, utilizou-se como objeto de investigação a peça publicitária em que a organização apresenta
seu programa de incentivo de jovens ao estudo. Recorrendo aos preceitos teóricos acerca da retórica das multinacionais, à noção de “gatilho argumentativo”, e também à teoria semiolingüística,
verificou-se como a empresa consolidou percepções positivas do público receptor sobre sua atuação social – na medida em que a promoção de tais benefícios implicaria numa valorização da imagem institucional. 

Palavras-chave: discurso, representação social,
identidade, retórica, comunicação corporativa.

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

ANGELO, M. (2016). O discurso da responsabilidade social: encenação de linguagem e identidade no anúncio de uma multinacional. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 7(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/278