Nível de estresse e depressão em mães cuidadoras de pacientes portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento na Apae-Muriaé (MG)

Autores

  • Fernanda Borel CORDEIRO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).
  • Ana Lúcia Barros CONTINO Faculdade de Minas (FAMINAS), Muriaé (MG).

Resumo

Este estudo investigou, através de pesquisa de campo, se mães cuidadoras de pessoas com transtornos invasivos do desenvolvimento – F84 (com ênfase no autismo infantil – F84.0 – e no transtorno invasivo do desenvolvimento não especificado – F84.9) que freqüentaram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Muriaé (MG), em 2009, desenvolveram estresse e depressão em decorrência da sobrecarga emocional. Participaram do estudo 13 mães cuidadoras. Utilizou-se como instrumentos uma entrevista semi-estruturada, além do Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os resultados mostraram que, das 13 mães pesquisadas, 69,23% apresentaram estresse; deste total, 67% com predominância de estresse psicológico e 53,84% com depressão de nível leve. 

Palavras-chave:transtornos invasivos do desenvolvimento, autismo infantil, transtorno invasivo do
desenvolvimento não especificado, estresse, depressão.
RESUMEN:

Downloads

Publicado

30-08-2016

Como Citar

CORDEIRO, F. B., & CONTINO, A. L. B. (2016). Nível de estresse e depressão em mães cuidadoras de pacientes portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento na Apae-Muriaé (MG). REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 6(1). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/248