Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Científica da FAMINAS recebe, em regime de fluxo contínuo, artigos científicos inéditos na área do conhecimento multidisciplinar. Tal área pode englobar os cursos a seguir: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Sistemas de Informação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Científica da FAMINAS são avaliados por revisores independentes (no mínimo 2), que analisam o mérito acadêmico-científico-tecnológico do artigo (revisão por pares). As avaliações ocorrem em regime duplo-cego (ou seja, o revisor não saberá quem são os autores e nem os autores saberão dos revisores). Esse formato de avaliação beneficia o julgamento do artigo sem conflito de interesse, como algum tipo de problema ou favorecimento entre os autores e os revisores. Esse processo de revisão duplo-cego por pares melhora a qualidade e a validade dos artigos que são publicados na revista.

Os revisores avaliam:

1) A relevância do tema do artigo para a revista;

2) Se o artigo traz alguma novidade sobre o assunto;

3) Se o artigo justifica a importância do trabalho e desperta o interesse do leitor;

4) Se o título e o objetivo do artigo estão de acordo com a proposta do estudo;

5) Se o resumo apresenta informações curtas e resumidas, porém suficientes e adequadas, das ideias e/ou dos resultados mais importantes do artigo;

6) Se as palavras-chave refletem a temática do estudo;

7) Se a introdução do artigo apresenta, de forma clara e objetiva, o tema abordado e a proposta do estudo;

8) Se a metodologia e a estatística do artigo estão bem descritas e corroboram com a proposta e o objetivo do estudo;

9) Se os resultados do artigo estão claros e bem apresentados;

10) Se as ilustrações, tabelas, figuras e/ou gráficos estão bem definidos e apresentam de forma clara e objetiva os resultados do artigo;

11) Se a discussão e a conclusão do artigo estão de acordo com os resultados encontrados;

12) Se as referências do artigo são atuais e satisfazem o tema abordado e os resultados apresentados;

13) Se o artigo está bem escrito e a ortografia está correta;

14) Se o artigo descreve no corpo do texto (de preferência nos "métodos") a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, quando a pesquisa envolve seres humanos, animais e materiais radioativos;

15) Se o artigo não viola os direitos autorais (Art. 184 - Código penal), ou seja, se ele não configura plágio.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Publicada desde janeiro de 2005, a Revista Científica da FAMINAS sinaliza o compromisso da instituição com a pesquisa e a meta de constante amadurecimento acadêmico.

A Revista Científica da FAMINAS recebe artigos acadêmicos inéditos na área do conhecimento multidisciplinar. Tal área pode englobar os cursos a seguir: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, e Sistemas de Informação.

Poderão ser submetidos artigos para publicação nas seguintes seções:

  • Pesquisa original;
  • Relato de caso (em número limitado);
  • Relato de experiência (em número limitado);
  • Revisão de literatura (em número limitado);