A técnica de ponderação jurídica de interesses e valores fundamentais: uma nova hermenêutica constitucional a modelo do pós-positivismo
Resumo
Sabe-se que há dezoito anos, com o restabelecimento do Estado Democrático de Direito, ocorreu o que a doutrina chama de "passagem da Constituição Federal para o centro do Sistema Jurídico Brasileiro". Mais do que isso, no início deste século, com a influência do fenômeno pós-positivista, delineia-se uma nova maneira de hermenêutica constitucional com base em uma interpretação aberta e de cunho axiológico, que aponta para a normatividade dos princípios constitucionais. Nessa vertente, percebe-se que a solução dos problemas jurídicos nem sempre se encontra no relato abstrato da norma, sendo necessário produzir a resposta constitucionalmente adequada à luz dos fatos relevantes, ponderadamente. Assim, o papel do juiz já não será apenas de conhecimento técnico, voltado para revelar o sentido contido na norma, mas sim de co-autor do processo de criação do Direito ao lado do legislador, fazendo valorações próprias, atribuindo sentido a cláusulas abertas, realizando escolhas, enfim, ponderando valores e bens à luz do mandamento constitucional.
Palavras-chave: Estado Democrático de Direito, valores fundamentais, legislador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).