Viabilidade constitucional do regime disciplinar diferenciado
Abstract
A constitucionalidade do regime disciplinar diferenciado é amplamente discutida tanto na doutrina quanto na jurisprudência. Alguns entendem pela sua constitucionalidade, sob o argumento de que o mesmo seria a solução para o caos vivido pelo sistema prisional brasileiro, pois isolaria presos que de dentro dos presídios estariam liderando facções criminosas, interrompendo, dessa forma, a cadeia de comando e desarticulando este tipo de movimento. Enquanto outros entendem pela inconstitucionalidade do mesmo, sob o argumento de que ele violaria a dignidade da pessoa humana e a integridade física do preso por ser uma pena de caráter cruel, que aniquilaria personalidades. Na atualidade, ainda não há uma unanimidade a respeito, o que permite a pesquisa sobre o tema para se concluir se a imposição do RDD aumentaria ou não a segurança dos estabelecimentos prisionais e da sociedade em geral ou se seria mera atitude violadora de direitos fundamentais.
Palavras-chave: regime disciplinar diferenciado, constitucionalidade, direitos fundamentais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).