Considerações a respeito dos problemas associados à criação de uma legislação específica sobre o bullyng
Abstract
O presente artigo se propõe, à partir de uma revisão bibliográfica do conceito de bullying nas teorias da educação e da psicologia e também da análise da legislação, doutrina e jurisprudência sobre o assunto, questionar a necessidade da criação de uma lei específica para tratar a questão. Alerta para o fato de o próprio conceito de bullying ser um deslocamento interpretativo de fenômenos como a discriminação, a submissão e a violência escolar, que pode levar a resultados que retiram a responsabilidade das escolas por tais atos, culpabilizando as crianças e suas famílias.
Palavras-chave: bullying, intimidação vexatória, violência escolar.
Downloads
Published
2015-09-23
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).