O posicionamento do Estado de Minas na eleição presidencial de 2010

Autores

  • Marcelo Alves dos SANTOS JÚNIOR Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).
  • Luiz Ademir de OLIVEIRA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).

Resumo

O artigo estuda a cobertura do jornal Estado de Minas acerca da eleição presidencial de 2010. O jornal se posiciona como ator político, em interface com outras instituições, definindo a pauta
das eleições. A pesquisa apontou grande valência positiva para Dilma Rousseff, em decorrência do bom momento da economia e da popularidade do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. José Serra recebeu a maior parte das valências negativas, em
função de não demonstrar reação nas pesquisas e de ganhar fama de centralizador e de desagregador entre seus partidários. A cobertura também ignorou a multiplicidade de forças que existem em uma eleição, como ligações empresariais, fisiologismo e eleições legislativas.

Palavras-chave: jornalismo político, eleições,
valência;

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Publicado

30-08-2016

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, M. A. dos, & OLIVEIRA, L. A. de. (2016). O posicionamento do Estado de Minas na eleição presidencial de 2010. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 7(3). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/283