O fenômeno Super Notícia e a reestruturação da imprensa de Belo Horizonte nos anos de 2000

Autores

  • Wanderson Antônio do NASCIMENTO Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).
  • Luiz Ademir de OLIVEIRA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei (MG).

Resumo

Este artigo apresentou as mudanças no panorama da imprensa de Belo Horizonte nos anos 2000, a partir da emergência e consolidação do jornal tablóide Super Notícia. O problema que orientou o trabalho foram os impactos gerados pelo surgimento e consolidação do Super Notícia no contexto da imprensa de Belo Horizonte. A partir dessa problemática, contextualizou-se a imprensa de Belo Horizonte antes e depois do surgimento e da consolidação do tablóide e se identificaram os principais motivos que provocaram essa reconfiguração na imprensa da capital mineira. Além disso, apontaram-se estratégias mercadológicas e sensacionalistas do jornal que o tornaram um fenômeno de vendagem em Minas Gerais, quebrando a hegemonia de 80 anos do Estado de Minas. 

Palavras-chave: história da imprensa, Belo Horizonte,Super Notícia.

Downloads

Publicado

29-08-2016

Como Citar

NASCIMENTO, W. A. do, & OLIVEIRA, L. A. de. (2016). O fenômeno Super Notícia e a reestruturação da imprensa de Belo Horizonte nos anos de 2000. REVISTA CIENTÍFICA DA FAMINAS, 5(2). Recuperado de https://periodicos.faminas.edu.br/index.php/RCFaminas/article/view/237