Empregado doméstico: legislação e práticas das relações empregado-empregador
Abstract
O presente trabalho trata, essencialmente, dos direitos assegurados ao empregado doméstico. Mesmo sendo uma categoria que reúne grande número de trabalhadores, muitas vezes, sua ontratação é feita de forma não profissional, com exemplos flagrantes de violações legais, como falta de assinatura de Carteira de Trabalho e não cumprimento do salário mínimo. No entanto, as práticas irregulares nem sempre são fruto de má-fé, mas decorrentes do desconhecimento da legislação trabalhista pela população. O tema permite esclarecer o trabalhador doméstico a respeito dos direitos que, por vezes, lhe são suprimidos diante da informalidade do vínculo e, também, orientar o empregador sobre os riscos a que se encontra exposto pela não observância da legislação vigente.
Palavras-chave: relações de trabalho, empregado doméstico, legislação trabalhista.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).