O obeso e o jurista: uma parábola do pós-moderno
Abstract
O presente trabalho tenta estabelecer uma discussão sobre a relação entre a condição pós-moderna e a obesidade, enquanto doença social, e o crescimento do legalimo na prática jurídica. Ambos os fenômenos nascidos da condição da sociedade pós-moderna e que servem como espelhosonde podemos ver as formas dessa sociedade. O obeso é o exemplo do excesso de sentido e da perda de referência no mundo pós-moderno. E o jurista, assim como o obeso que sofre com a perda da sua referência, sofre com o fim de seu senso de justiça e de sua fé em qualquer coisa além da economia. Sugerimos um retorno à ética prática para tentar devolver o sentido de si ao obeso e o senso de justiça ao jurista.
Palavras-chave: pós-modernidade, sociedade, consumo, jurista, legalismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).