Estatuto do Torcedor: os direitos do consumidor de atividades esportivas
Abstract
O presente estudo tem por escopo analisar o Estatuto do Torcedor, lei nova que traz uma série de direitos a determinada espécie de consumidor, qual seja: o que freqüenta, aprecia e acompanha eventos esportivos. Trata-se de proteção
necessária, uma vez, que o consumidor de eventos esportivos possui peculiaridades. Ademais, aproveita a oportunidade para unir a paixão do brasileiro pelo esporte ao exercício da cidadania, notadamente à conquista e à efetivação de direitos, bem como para demonstrar os efeitos práticos e positivos já alcançados pelo Estatuto do Torcedor, além dos pontos ainda a serem implementados.
Palavras-chave: esporte, Direito Desportivo, Estatuto do Torcedor, consumidor, Código de Defesa do Consumidor, responsabilidade civil.
Downloads
Published
2015-09-24
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).