O direito de greve e o direito à educação: a ponderação de interesses sociais à luz da Constituição Cidadã
Abstract
Analisou-se o atual quadro de completo descaso com a docência, abordando as características do movimento paredista desta classe, em ponderação ao direito à educação dos milhões de alunos existentes no Brasil. Ante os imensos reflexos negativos ocasionados pelas greves do magistério brasileiro, caberá ao exegeta sopesar os direitos envolvidos, de modo a fortalecer a classe dos professores sem gerar prejuízos àqueles que necessitam da educação, que, como direito fundamental, deve ser assegurada pelo Estado.
Palavras-chave: educação, greve, professor, ponderação de interesses.
Downloads
Published
2015-09-23
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).