A nova modalidde de usucapião e o fracasso legiferante
Abstract
Busca-se com o presente artigo demonstrar as fraquezas da Lei n. 12.424/2011, que inseriu o artigo 1240-A no Código Civil Brasileiro, haja vista que lhe faltou isonomia, faltou prazo razoável, mas sobraram dificuldades enormes na aferição do abandono, e irremediavelmente fez retornar a culpa onde é humanamente impossível delegar culpado: nas relações de afeto. Buscou-se, ainda, demonstrar o desacerto na única decisão sobre o tema.
Palavras-chave: usucapião familiar, abandono, inconstitucionalidade.
Downloads
Published
2015-09-23
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).