A efetiva aplicação da Lei 12.305/2010 no município de Muriaé (MG)
Resumo
RESUMO: Busca-se com o presente artigo demonstrar os desafios para a efetiva aplicação da Lei n. 12.305/2010 no âmbito do Município de Muriaé (MG). A lei estabelece as diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente, entre elas o descarte dos resíduos sólidos. Foram obtidas informações junto ao Demsur, autarquia responsável, entre outras coisas, pela coleta, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos. Buscou-se ainda verificar se no município existem lixões, aterro sanitário, compostagem dos resíduos orgânicos, coleta seletiva com a inclusão de catadores, educação ambiental, logística reversa, projetos ambientais das empresas da região no município e corresponsabilidade dos cidadãos no que tange à coleta seletiva e reciclagem.
Palavras-chave: meio ambiente, resíduos sólidos, coleta seletiva, educação ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).