Aos olhos do rei e de Deus: devassas eclesiásticas e práticas de justiçamento nas Minas do século XVIII
Resumo
Diversos autores que se debruçam sobre as formas de aplicação da justiça no correr do Antigo Regime chamam atenção para a difícil separação existente entre os mecanismos de coerção da Igreja e do Estado. Partindo dessa premissa, propomo-nos a olhar para essas ações de controle tendo como viés as devassas eclesiásticas realizadas nas Minas Gerais do século XVIII, a propósito de mostrar como nesta área igualmente dialogavam, de forma significativa, a justiça laica e a religiosa, objetivando reprimir as populações dos arraiais auríferos.
Palavras-chave: devassas, sociedade mineira, século XVIII.
Downloads
Publicado
2015-11-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).