Possibilidade jurídica da adoção por pessoas homoafetivas
Resumo
A adoção surge como uma solução na discussão acerca do desamparo infanto-juvenil. Ao mesmo tempo, constata-se a vontade que as pessoas homossexuais têm de adotar crianças e adolescentes. Tal anseio depara-se com o despreparo
do Poder Judiciário em lidar com situações novas. Tanto é que o pedido de adoção feito por homossexual gera dúvidas, polêmicas e controvérsias. O trabalho visa explanar o instituto da adoção, o aspecto jurídico da homossexualidade e a posição doutrinária relativa a adoção por pessoa homossexual, tendo em vista o novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre os direitos de casais homoafetivos.
Palavras-chave: homossexualidade, adoção, criança.
Downloads
Publicado
2015-09-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).