Aspectos legais e institucionais das práticas de combate à violência doméstica contra a mulher
Resumo
A violência doméstica contra a mulher apresenta um conjunto de características próprias que a diferenciam da violência perpetrada em outros ambientes, seja em seus aspectos estruturais quanto nos seus aspectos motivacionais. Essa especificidade demanda tratamento também específico pelas entidades responsáveis pela prevenção, repressão e justiça contra esses crimes. No Brasil, apesar dos crescentes avanços legais e institucionais, ainda existe a necessidade de melhorias, principalmente no tocante à abrangência dos serviços de proteção às vítimas de violência, na consideração teórica do fenômeno da violência doméstica contra a mulher na elaboração do entendimento nos julgamentos dos
casos e, principalmente, na integração dos diversos serviços e iniciativas voltadas para o combate a essa modalidade de violência.
Palavras-chave: violência doméstica, violência de
gênero, prevenção à violência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).