Lesão e estado de perigo: vícios do consentimento?
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um estudo sobre lesão e estado de perigo, confrontando a já aceita inclusão de tais institutos como vícios do consentimento, uma vez que para serem rotulados como tais seria necessário discrepância entre a vontade real e a vontade expressa, o que na realidade não ocorre. Para tanto, o trabalho traça pequenos apontamentos históricos sobre o papel da vontade no direito moderno e destaca a importância da correta hermenêutica para a aplicação dos institutos em comento.
Palavras-chaves: lesão, estado de perigo, vícios do consentimento, hermenêutica.
Downloads
Publicado
2015-11-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).