Reflexões sobre cidadania à luz da Constituição de 1988
Resumo
A concepção de cidadania pretendida pela Constituição transcende o mero votar e ser votado em épocas de eleições. O conceito amplo de cidadania abrange, além disso, a possibilidade de efetiva participação política do povo nos destinos políticos do Estado brasileiro. Assim, a Constituição de 1988 franqueou, entre outros, a possibilidade do ajuizamento da ação popular para a defesa do patrimônio público, ambiental e da moralidade administrativa, a viabilidade da iniciativa popular de projeto de lei, e o direito de ação. Com isso, a Constituição de 1988 deu mais um passo rumo à concretização do Estado Democrático de Direito.
Palavras-chave: cidadania, Estado Democrático, ação popular, Constituição de 1988.
Downloads
Publicado
2015-11-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).