A ideia de violência simbólica e sua ocorrência na regulamentação do contrato de trabalho na CLT brasileira
Resumo
Busca-se com o presente trabalho verificar a ocorrência de violência simbólica (conceito boudieusiano) no texto da CLT brasileira. Para tanto, num primeiro momento, analisaremos o conceito de violência simbólica recorrendo, a fim de torná-lo mais compreensível e melhor explorá-lo, ao auxílio da literatura de lavra de Jack London, no conto “Como me tornei socialista”. Nele podem ser
encontrados todos os elementos colecionados por Bourdieu na elaboração da idéia aqui estudada: o conto permite que se visualize a violência simbólica
se dando nas relações de trabalho, em sintonia, pois, com os objetivos do artigo apresentado. Desenvolvido o conceito, serão analisados alguns dispositivos da CLT em busca de indícios dessa espécie de violência. Os dispositivos escolhidos são aqueles que regulamentam o contrato individual de trabalho, à medida que tratam das relações mais imediatas entre patrões e empregados.
Palavras-chave:violência simbólica, literatura, CLT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).