A antecipação da tutela específica em face da Fazenda Pública no Brasil
Resumo
Dentre as várias modificações introduzidas no ordenamento processual, destacase a criada pela Lei n. 8.952/94, que alterou a redação do art. 461 do Código de Processo Civil, consubstanciando o instituto da antecipação de tutela,
que possibilitou ao juiz, antes da prolação da sentença, adiantar ao autor da ação, total ou parcialmente, ainda em cognição sumária, os efeitos da prestação jurisdicional final. Indubitavelmente, a alteração do art. 461 (obrigações específicas) trazidas com a reforma do Código de Processo Civil foi significativa no sentido da busca da efetividade do processo, notadamente em relação ao fator tempo, que condicionava o réu, desde o início, posição mais favorável no processo. Contudo, quando falamos da aplicabilidade desses modernos institutos em relação à efetividade do processo em face da Fazenda Pública, parece que vivenciamos uma verdadeira “contra-reforma”.
Palavras-chave: antecipação de tutela específica, Fazenda Pública.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).